O GEsSFe
A produção do fracasso escolar, e a participação da escola nesse processo, tem sido objeto de investigação, no Brasil, desde o início dos anos 1980, sendo grande a produção acadêmica na área. Ao contrário, a discussão sobre a construção do sucesso escolar é relativamente recente no campo científico. Os primeiros trabalhos que procuram transformar trajetórias escolares bem sucedidas em meios populares – entendidas como a permanência no sistema escolar até o ensino superior – em objeto de estudo começam a surgir, no Brasil, a partir da década de 1990. Dentro deste contexto, e entendendo sucesso e fracasso escolar como expressões de um mesmo fenômeno, as pesquisas desenvolvidas no GEsSFE (Grupo de estudos sobre Sucesso e Fracasso Escolar) têm se dedicado a estudar diferentes aspectos concernentes a trajetórias de sucesso escolar em meios populares. Exemplos de investigações conduzidas no âmbito do GEsSFE podem ser consultadas na página Teses e dissertações.
O Grupo é composto por graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores da USP/RP e também de outras universidades públicas brasileiras.
Além disso, o GEsSFE mantém relações acadêmicas com outros grupos de pesquisa, como o Osfe (Observatório Sociológico Família-Escola / UFMG) e o Gepape (Grupo de estudos e pesquisas sobre Atividade Pedagógica / USP).
Para mais informações, enviar e-mail para gessfeusp@gmail.com ✉️
O GEsFE é coordenado por Débora Cristina Piotto, professora associada do Departamento de Educação, Informação e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.
CV: http://lattes.cnpq.br/6769668919024609
Endereço eletrônico: dcpiotto@usp.br
CAMADAS POPULARES E UNIVERSIDADES PÚBLICAS: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
ENTRE EM CONTATO
Av. Bandeirantes, 3900 - Cidade Universitária / Ribeirão Preto / São Paulo